Os dois mundos de Chico Xavier



Os dois mundos de Chico Xavier (parte 1)

Quando se comemoraram os 100 anos de nascimento de Chico Xavier, em 2010, produzi uma série de vídeos durante reportagem que fiz para o jornal O Dia. Eram vídeos corridos, com uma câmera e no máximo uma iluminador, sem a estrutura de uma produção de TV ou cinema. Mas as histórias eram muito boas e acabaram saindo em um DVD, distribuído em bancas de jornais e revistas. Esta é a primeira parte da biografia compacta do médium.





Os dois mundos de Chico Xavier (parte 2)

Esta é a segunda parte da biografia compacta do médium Chico Xavier. Começa quando o sobrinho o denuncia por charlatanismo e depois vai para um sanatório. Um trecho bem bacana é o da participação no programa Pinga Fogo. O repórter Saulo Gomes conta como foram os bastidores da produção, que não queria Chico por lá. Mas a atração bateu recorde de audiência.





Chico deixou ou não uma senha?

Este é um dos vídeos da reportagem que fiz sobre os 100 anos de Chico Xavier, em 2010. Fala a senha que Chico teria deixado com três pessoas para confirmar eventuais mensagens do além atribuídas a ele. Esta senha gera polêmica até hoje.





Juiz aceitou testemunha que já havia morrido

Este vídeo conta a  história de uma das sentenças mais famosas da Justiça brasileira. Com base em uma mensagem mediúnica atribuída a vítima de um assassinato, um juiz inocenta o réu. O mesmo juiz nos contou que chegou a se encontrar com Chico Xavier depois da sentença e que também recebeu uma mensagem espiritual de parente. Era sobre algo que pouca gente sabia.





Filme sobre Chico foi lançado em Uberada

A reportagem sobre o lançamento em Uberaba do filme Chico Xavier, de Daniel Filho.







Biógrafo investigou por que Chico usava peruca
Entrevista com Marcel Souto Maior, o autor de "As vidas de Chico Xavier", livro que serviu de base para o filme "Chico Xavier", um dos campeões de bilheteria em 2010. Marcel conta como foi o encontro com Chico e a surpresa quando ele lhe disse que o livro seria um sucesso. E ele nem havia falado que escreveria um livro. Sem religião, Marcel relata ainda o dia em que o filho pequeno teria tido um contato com alguém já morto.





Espírito se materializou na frente de médicos: farsa?

Este é um dos capítulos mais polêmicos na vida de Chico Xavier. Houve uma sessão de materialização de espíritos, com cobertura da imprensa. O médico Eurípedes Tahan participou. Ele jurou ter visto o espírito de uma freira se materializar. A revista O Cruzeiro faria uma segunda reportagem acusando a experiêcia de fraude. Consegui falar com a família do fotógrafo que participou da sessão. Apesar da posição da revista, o fotógrafo passaria a vida se dedicando ao kardecismo. Ele deixou um livro em que narrou a experiência. Aqui, neste vídeo, o médico dá a sua versão.




Filho adotivo diz que conheceu Chico em outra vida

O filho adotivo de Chico Xavier, Eurípedes Higino, conta ter tido uma vida em comum com o médium em outra vida. Neste vídeo, ele relata os últimos dias do médium. Eurípedes foi muito cordial e deu autorização por escrito para a série, sem cobrar nada. Alguns anos antes, eu tinha ficado chateado com Eurípedes. Em 1998, para outra reportagem, ele só permitiu que eu falasse muito rapidamente com Chico, durante uma sessão. Alegou que o pai estava doente e cansado. Muito simpático. Chico só respondeu que gostava muito do Rio e cumprimentou o povo carioca. Depois eu até entendi. Todo mundo procurava o Chico e ele não tinha tempo para nada. Imagina só: as pessoas acreditavam que ele era a maneira mais confiável de se comunicar com os mortos. Eram multidões querendo aproveitar a oportunidade, incluindo aí cantores, atores, jogadores de futebol, políticos...




Ensaio fotográfico em Uberaba

O fotógrafo João Laet me acompanhou na reportagem. Aqui estão algumas das fotografias para ilustrar a série. Ele se envolveu bastante neste trabalho.





Doutrina espírita materializa sucesso na TV e no cinema

Este vídeo tenta explicar um pouco da doutrina espírita hoje no mundo e a contribuição de Chico Xavier. Maria Luisa Barros, que participou comigo da série, fez o texto e a locução.




Pinga-Fogo poderia derrubar Chico Xavier (compacto)

Este vídeo trata do Pinga Fogo, o programa que marcou a vida de Chico Xavier. As pessoas passaram a vê-lo de outra forma. A ideia de entrevistá-lo partiu do repórter Saulo Gomes, que já participou de vários programas da TV brasileira. Saulo gentilmente liberou estas imagens para a série dos 100 anos de Chico. Até hoje ele dá palestras sobre o assunto.




Chico e as mães: o trabalho mais comovente

Quando se fala de Chico Xavier, não se pode deixar de falar das mães. É nele que muitas delas, desesperadas pela perda de um filho, encontravam conforto. Falamos com um grupo de mães que garantem ainda tomar conta do filho mesmo em outro plano.




Mãe e repórter teriam ouvido vozes? 

Este vídeo foi incrível. Não tenho religião e como todo jornalista tenho por dever duvidar de tudo. Eu estava filmando o médium Celso de Almeida Afonso - um dos discípulos de Chico - psicografando uma mensagem. Pensei: "Se realmente existem espíritos, eles estão me olhando agora com esta câmera". Eu me aproximei mais ainda, quase encostando no médium. Foi como se eu ouvisse alguém falando no meu ouvido ou isso saltou em meu pensamento: "Você vai falar em instantes com a pessoa para a qual esta carta se endereça." Foi algo estranho, mas achei até graça. Era óbvio, já que assim que o médium terminasse de escrever cinco ou seis cartas, ele revelaria ao público a autoria. Mas nem deu tempo. Mal desliguei a câmera e dei três passos veio uma senhora e falou comigo. "Você estava filmando a carta da minha filha", disse ela, que se identificou como Amália. Fiquei surpreso de ela estar com tanta certeza. Afinal, no salão havia umas 200 pessoas e a carta poderia ser para qualquer uma. "Como a senhora pode saber?", disparei, incrédulo. Ela me respondeu, sem hesitar: "Alguma coisa me disse isso quando você estava filmando." Então, argumentei que a última coisa que me lembrava é de, no fim da carta, ter visto o médium assinar um nome que começava com a letra 'A'. "Qual é o nome da sua filha?", perguntei. Ela esticou a blusa que trazia a foto de uma jovem, com o nome abaixo, e disse: "O nome dela é Adriana." Meia hora depois, quando Celso ia fazer a leitura e identificação das mensagens, postei a câmera virada para dona Amália. Pensei que se calhasse de a carta ser mesmo para ela, a imagem seria interessante. E, de fato, o médium atribuiu a mensagem à Adriana.




Mãe perdoou empregada que causou acidente com o filho

Célia Diniz nos contou ter perdido um filho em queda da bicicleta. Ela acusava a empregada de ser a responsável pelo acidente. Em encontro com Chico, teria sentido o abraço do filho por trás. O médium, segundo ela, mostrou porque deveria perdoar a empregada: a história é interessante. Veja no vídeo.




As histórias de Chico Xavier: ladrão se assusta

Pessoas que conheceram Chico Xavier relatam algumas das histórias do médium. Algumas são até engraçadas, como a do dia que dois assaltantes o renderam e pediram dinheiro. Sem nada no bolso, Chico suplicou para não o matarem. Quando os bandidos souberam de quem se tratava, a reação foi inesperada. Veja.




Frases de Chico Xavier

As frases mais marcantes de Chico Xavier. Muitas são usadas em estampas de camisetas ou colocadas emolduradas na parede. As pessoas que entrevistei revelaram preferências por vários pensamentos. E você? Qual frase você mais gosta?




A série impressa sobre Chico Xavier

Neste vídeo estão as reproduções das páginas da série sobre os 100 anos de Chico Xavier. A matéria foi publicada no Jornal O Dia em 2010. As páginas foram desenhadas pelo designer Luiz Berri, também conhecido como Berrix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brigadeiro que inspirou doce morreu solteiro aos 84 anos

Eleição de 2 de dezembro de 1945: as mulheres vão votar pela primeira vez para presidente no Brasil. E um candidato as fazem suspirar: ...