sábado, 9 de maio de 2020

Enfim, sabemos para quem foi feita 'Your song', maior sucesso de Elton John



Por que raios Bernie Taupin compôs 'Your song', em parceria com Elton John? Essa música foi o primeiro grande sucesso de Elton John. A canção, embora simples, se tornou o primeiro e o maior sucesso na carreira de Elton John. Sempre tive curiosidade de saber como foi composta. Por isso, resolvi pesquisar tudo sobre esta canção. Procurei críticos de música, jornalistas e até historiadores para descobrir a resposta. O resultado é este vídeo que você está vendo incluído aqui nesta postagem.

 Logo que coloquei o vídeo, por coincidência, lançaram logo depois o filme 'Rocket-man', que conta,  de uma forma livre, um pouco sobre a trajetória de Elton John. No princípio do filme, revela-se como 'Your song' surgiu.

Bernie Taupin era um rapazola quando escreveu a bela poesia, durante um café da manhã, na casa dos pais de Elton John, onde estava hospedado. Só precisou de 20 minutos para compô-la em um pedaço de papel sujo de café. Elton John recebeu a letra e, em torno de outros 20 minutos, compôs a melodia em seu piano branco. Assim nasceu a obra-prima. Nesse ponto, todo mundo concorda.

O filme, porém, deixa a entender que a música corresponderia a um amor platônico de Elton John pelo amigo, diferentemente do vídeo que elaborei. Felizmente, em uma reportagem publicada posteriormente ao lançamento do longa, Bernie Taupin, enfim, consolida a versão que coloquei no vídeo.

O compositor garante que a letra não foi feita para ninguém em especial, nem mesmo destinada a Elton John. Muita gente suspeitava que seria para alguma namorada de Taupin. Mas ele nega. Já coroa, por que mentiria? Acho que 'Your song' não foi feita para ninguém em especial. Por isso, pode ser de todo mundo.

Bernie Taupin compartilha a verdadeira inspiração por trás de "Your Song", de Elton John

Nenhum comentário:

Postar um comentário